Sob o título de “Aviso aos Navegantes”, no dia 16 de maio de 2009 fiz a primeira postagem deste Blog.
Inicialmente imaginei que seria somente uma tentativa de mostrar o que havia estudado e aprendido, ao longo dos quatro anos anteriores, sobre os processos fotográficos históricos e alternativos  e que as postagens feitas seriam vistas por algumas poucas pessoas. A final de contas, saber como se faz uma impressão em papel salgado ou goma dicromatada, não é realmente um tema popular.

Porém, para minha surpresa, a medida que ia postando a descrição de processos do século XIX, indicando links e sites com a mesma proposta do meu blog e mostrando alguns dos meus trabalhos, fui percebendo que eu não era o único a estar fascinado por essas técnicas tão distantes do que se entendeu como fotografia ao longo de praticamente todo o século XX e mais agora, com a tecnologia digital, do que se considera fotografia.

Além do prazer de poder dividir, sem qualquer reserva, toda a gama de possibilidades que esses processos antigos permitem ( e por conta disso, segue abaixo um teste para o futuro), a grande recompensa desses cinco anos de blog foi conhecer outros tantos apaixonados por fotografia, tanto no Brasil quanto pelo mundo.

Agora, apesar de ainda receber alguns sorrisos de pura condescendência por conta dessa “maluquice”… QUE VENHAM MAIS CINCO!

IMGP6004