Como uma das exposições integrantes do FOTO 14, evento promovido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage – FUNALFA, de Juiz de Fora, pude mostrar alguns trabalhos, feitos com o processo da cianotipia, que dão continuidade ao que iniciei, ainda em 2007, com a exposição ORGÂNICO, também na cidade de Juiz de Fora.
Além dessa exposição, também pude oferecer uma oficina para que outras pessoas pudessem ter um primeiro contato com os processos fotográficos históricos e aprender como fazer impressões fotográficas usando essa técnica.
Já não estou mais morando lá, mas foi em Juiz de Fora que a fotografia alternativa entrou de forma definitiva em minha vida e essa oportunidade de poder mostrar outra vez algumas imagens e, principalmente, poder compartilhar o que aprendi com essa minha “cidade natal fotográfica”, me deixa muito feliz.
A exposição acontece até o dia 14 de setembro, na Manufato Galeria e Café. R. Morais e Castro, 307 – Alto dos Passos – Juiz de Fora.
Só um pouco da técnica ( para variar): Para a execução de todas as impressões foram usados negativos feitos em papel sulfite, tornados mais translúcidos com a aplicação de vaselina líquida – uma adaptação do que foi feito por Gustave Le Grey, ainda na segunda metade do século XIX.
1 comentário
Comments feed for this article
19/08/2014 às 15:27
Mirian Passos
Esse trabalho é simplesmente maravilhoso. Acho lindo. Parabéns! Pena que não poderei ver.