Prepare 500 ml de chá verde bem forte. Despeje na bandeja e junte mais 500 ml de água.
Mergulhe a impressão e agite de maneira suave por dois ou três minutos para desfazer qualquer bolha de ar que possa ter se formado.
O efeito do ché verde é bem lento e inicialmente nenhuma, ou pouca, alteração poderá ser percebida. Na medida que a mudança de tonalidade começar a acontecer a imagem tomará tons de cinza azulado nas sombras, mantendo as altas luzes limpas ou, eventualmente, ganhando uma tonalidade cinza, bem claro. Dependendo da concentração do chá e do tempo do banho a imagem pode chegar a quase parecer uma impressão p&b.

(Atlas na fachada da antiga Confeitaria Rocco, em Porto Alegre.)
Como em todas as viragens o controle do processo é totalmente visual e uma vez atingida a tonalidade desejada, a impressão deve ser retirada e lavada por pelo menos 30 minutos para eliminar qualquer resíduo de chá evitando assim o surgimento de manchas.
Apesar de envolver o uso de um chá, o tingimento das fibras do papel com o chá verde é pequeno, no entanto, para margem de segurança, é melhor fazer a impressão om uma boa folga nos quatro lados da folha e aparar depois.
Deixe um comentário
Comments feed for this article