Ontem postei meu primeiro teste com com cianotipia em três cores e no fim do texto, disse que novos erros iriam acontecer. Pois bem, aqui estão:



E agora os três erros que estragaram o que até então estava correndo bem.
O primeiro: O novo pigmento magenta foi somente coado. Deveria ter sido também filtrado. Isso fez com que cristais não dissolvidos de alúmen se fixassem nas fibras do papel causando esses pontos escuros.
O segundo: A última exposição foi feita com o papel ainda não completamente seco. Isso pode ser percebido pelas estrias no plano de fundo. Nessas condições a solução para a cianotipia não reage da forma adequada.
O terceiro: Aconteceu falha no registro. Isso pode ser visto na curva bem claramente na curva superior do pescoço do cisne em primeiro.
Esses três erros podem ser resumidos em uma só condição: Falta de paciência. As soluções têm que ser filtradas, mesmo que isso demore mais que 4 horas. Se o papel tem que estar seco, ele tem que estar seco. Não adianta querer usá-lo enquanto houver alguma umidade entre as fibras. Se for para esperar 24 horas, que se espere.

Deixe um comentário
Comments feed for this article