Rodolfo Namias (1867 – 1938), químico, fotógrafo italiano, autor de trinta livros técnicos sobre fotografia, sendo o mais conhecido a Enciclopedia Fotografica, com mais de mil páginas. Em 1894, funda a revista Progresso Fotografico, publicada até os dias de hoje.

Rodolfo Namias

Dentre suas contribuições para a fotografia se destacam estudos sobre os processos químicos para a revelação de diapositivos em cores que foram, depois, utilizados como base para o processo de revelação do kodachrome e na fixação de cores nos filmes cinematográficos, contribuindo para o desenvolvimento do technicolor.
Namias também desenvolveu um processo próprio para impressão fotográfica o qual batizou de resinotipia.

A resinotipia, apesar de dividir o mesmo princípio do “dust on”, quanto a aplicação de um pigmento pulverizado sobre o papel, é um processo em si e não uma adaptação de processos anteriores, já que o método de execução e a química empregada lhe são únicos.

O processo foi patenteado em 1922 e descrito no livro de sua autoria chamado: La Tecnica e la Pratica della Resinotipia – Acquaforte Fotografica.
Praticada principalmente na Itália, a resinotipia jamais alcançou o status de um processo popular, principalmente pelo fato de Namias ser o único fornecedor dos pigmentos utilizados e de algumas informações imprecisas ( de propósito, talvez) na descrição do processo.

Amazon.it: La tecnica e la pratica della resinotipia - Rodolfo ...

Após a morte de Namias, em 1938, e com o início da Segunda Guerra Mundial, a resinotipia foi praticamente esquecida para ser redescoberta a partir dos anos de 1980.

Publicidade