FOTO-GRAFIA: PROCESSOS E EXPERIMENTAÇÕES DA FOTOGRAFIA DO SÉCULO XIX.

Coordenado pela Profª Rosane dos Santos Cantanhede Kaplan

Nenhuma descrição de foto disponível.

O projeto teve início em agosto de 2017, e tem seu foco no estudo da fotografia e seu desenvolvimento ao longo do século XIX. Investigando os processos químicos e físicos por detrás do fenômeno fotográfico em sua gênese, pretende resgatar os principais procedimentos fotográficos deste período, a fim de desenvolver estratégias pedagógicas de cunho interdisciplinar com alunos do ensino médio no IFRJ, campus São Gonçalo.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, mesa e área interna

Além das atividades em sala de aula, e, como parte de ações de pesquisa e extensão, o  projeto promove workshops gratuitos aberto ao público em geral. Colaboram com o projeto dois professores do campus São Gonçalo, um de física e um de química, que contribuem para a pesquisa no que tange ao estudo dos fenômenos de luz (princípios óticos) no desenvolvimento das câmeras artesanais (com base na câmara escura), e análise dos componentes no preparo dos reagentes químicos utilizados nos processos de revelação e fixação da imagem com base nos métodos do século XIX, além disso, conta com o apoio do Lab Clube.

A imagem pode conter: atividades ao ar livre
Nenhuma descrição de foto disponível.

A pesquisa foi iniciada no segundo semestre de 2017, explorando os ingleses que lançaram os pilares na história da fotografia deste período, Sir John Frederick William Herschel (1792-1871), descobridor dos métodos da Antotipia e Cianotipia, e William Henry Fox-Talbot (1800-1877), criador do processo de revelação por meio do negativo (Calótipo) e positivo (Papel Salgado).

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Atualmente o projeto conta com seis alunos, sendo cinco bolsistas de iniciação científica (PIbic Jr., Pivict, Pibiex Jr.) e um voluntário, todos contabilizam suas participações como carga horária estágio para o curso médio técnico integrado em química do IFRJ, campus São Gonçalo.