FOTO-GRAFIA: PROCESSOS E EXPERIMENTAÇÕES DA FOTOGRAFIA DO SÉCULO XIX.
Coordenado pela Profª Rosane dos Santos Cantanhede Kaplan

O projeto teve início em agosto de 2017, e tem seu foco no estudo da fotografia e seu desenvolvimento ao longo do século XIX. Investigando os processos químicos e físicos por detrás do fenômeno fotográfico em sua gênese, pretende resgatar os principais procedimentos fotográficos deste período, a fim de desenvolver estratégias pedagógicas de cunho interdisciplinar com alunos do ensino médio no IFRJ, campus São Gonçalo.

Além das atividades em sala de aula, e, como parte de ações de pesquisa e extensão, o projeto promove workshops gratuitos aberto ao público em geral. Colaboram com o projeto dois professores do campus São Gonçalo, um de física e um de química, que contribuem para a pesquisa no que tange ao estudo dos fenômenos de luz (princípios óticos) no desenvolvimento das câmeras artesanais (com base na câmara escura), e análise dos componentes no preparo dos reagentes químicos utilizados nos processos de revelação e fixação da imagem com base nos métodos do século XIX, além disso, conta com o apoio do Lab Clube.


A pesquisa foi iniciada no segundo semestre de 2017, explorando os ingleses que lançaram os pilares na história da fotografia deste período, Sir John Frederick William Herschel (1792-1871), descobridor dos métodos da Antotipia e Cianotipia, e William Henry Fox-Talbot (1800-1877), criador do processo de revelação por meio do negativo (Calótipo) e positivo (Papel Salgado).


Atualmente o projeto conta com seis alunos, sendo cinco bolsistas de iniciação científica (PIbic Jr., Pivict, Pibiex Jr.) e um voluntário, todos contabilizam suas participações como carga horária estágio para o curso médio técnico integrado em química do IFRJ, campus São Gonçalo.
Deixe um comentário
Comments feed for this article