Manchas no negativo após a secagem. Isso já aconteceu, pelo menos numa vez, com qualquer um que já tenha se aventurado a revelar seus próprios filmes. Na hora de ampliar aparecem aquelas manchas na cópia, que simplesmente arrasam uma imagem que teria sido perfeita.
Esse problema acontece quando o filme é pendurado para secar e a água não escorre completamente, formando pequenas “poças” que levam mais tempo para secar e deixam marcas na emulsão.

Uma forma de minimizar isso é o uso de algum surfactante na lavagem final do filme. O mais conhecido deles é o Photo-Flo, que foi fabricado pela Kodak. Sua ação se dá pela diminuição da tensão superficial da pequenas concentrações de água fazendo com que ela escorra com mais facilidade.
Porém como é cada vez mais complicado conseguir Photo-flo, ou qualquer outro produto semelhante no Brasil, partimos para a solução caseira mais próxima.
Os detergentes de louça são os surfactantes mais fáceis de serem usados para a substituição dos produtos específicos.
Em um litro de água adicione 30 ml de detergente e 25 ml de álcool isopropílico. Use após a final de lavagem do filme e depois é só pendurar para secar. (Em um local sem poeira, por favor!)
ATENÇÃO! Detergente transparente neutro. Você não vai querer descobrir que o corante vermelho e o aromatizante eventualmente alteraram alguma coisa nos seus negativos.
2 comentários
Comments feed for this article
15/06/2019 às 15:09
claudia
olaaa. vc usa essa solucao mais diluida, comonacontece com o photo flo?
obrigada
16/06/2019 às 16:15
alternativafotografica
Boa tarde, Cláudia
Essa já é a solução de trabalho. Já testei fazer com diluição 1:1 sem que isso apresentasse maiores problemas. Diluições maiores começam a apresentar restos de água sobre a emulsão.