Se já falei antes, repito. 
Estudar, pesquisar e praticar os processos fotográficos históricos ou alternativos é um bom vício. E por conta desse vício sempre estão reservadas algumas surpresas.

Na semana passada, retomei a pesquisa e procura de material de época para um livro sobre calotipia e negativos de papel e acabei por encontrar um texto escrito em português. O primeiro que vejo desde 2006, quando comecei a estudar os processos fotográficos do século retrasado.

Apesar de não me servir para o futuro livro, vale ser mostrado por sua peculiaridade e pelo fato de ser escrito em português em uma época que a produção de livros e textos sobre fotografia era quase um monopólio franco-britânico.

De autoria de José Maria de Oliveira Simões, o Apontamentos para um curso de Photographia foi publicado em Lisboa, em 1893, pela Sociedade Portuguesa da Cruz Vermelha.

Porém, o que realmente chama a atenção é o fato de que suas 256 páginas foram manuscritas e posteriormente litogravadas para publicação. 

Mais um detalhe, que quem acompanha este blog já deve saber. Sempre que possível vai alguma informação histórica a mais. O livro é dedicado “A sua Altesa (sic)  o Senhor Infante D. Affonso”, príncipe real português, Duque do Porto e irmão do penúltio rei de Portugal, Carlos I, que foi assassinado juntamente com o príncipe herdeiro, em 1908,  por integrantes do movimento republicano.

Publicidade