A preparação do soro pode ser feita de duas maneiras.

A primeira

Aqueça por dois minutos, em fogo baixo, 1 litro de leite. Leite longa vida não serve. Tem que ser aquele do saco plástico.
Adicione 20 ml de vinagre de mesa, ou o suco de dois limões, e aguarde 24 horas. Passado esse tempo, o leite estará talhado.

Separe a parte sólida usando um pano de pratos limpo e adicione mais 10 ml de vinagre, ou o suco de meio limão, ao líquido e leve novamente ao fogo até começar a levantar a fervura. Isso serve para completar o processo iniciado no dia anterior com a formação de mais coalhos. Deixe esfriar e passe o líquido outra vez pelo pano para separar os sólidos.

Apesar de aparentemente limpo, o soro ainda contém muita matéria sólida em suspensão e tem que ser filtrado. Isso pode ser feito usando um filtro de papel para café ou um funil com algodão. (ATENÇÃO ANSIOSOS! É UMA ETAPA DEMORADA E TEDIOSA). o filtro ou algodão devem ser trocados na medida que forem ficando saturados.
Uma vez filtrado todo o líquido, repita a operação e filtre tudo outra vez. ( Eu disse que era tedioso, não disse?)

A segunda

Compre em qualquer loja que venda suplementos “mamãe, como eu sou forte” whey em pó sem sabor.
Use uma colher de chá para cada 150 ml de água agitando bem a solução. Apesar de mais prático o uso do whey em pó não dispensa a etapa da filtragem que deve ser feita duas vezes.

O resultado é o soro do leite que será usado para preparar o papel para impressão. Sua aparência deve ser translúcida e sem qualquer particulado em suspensão.

O soro deve ser guardado na geladeira pode ser usado por até um mês ou quando o nariz perceber que alguma coisa já não vai bem.

 

A segunda etapa do processo é a preparação do papel.

Nada poderia ser mais simples. É só aplicar o soro, de forma generosa, sobre o papel usando uma trincha macia e limpa. Depois é só pendurar o papel por uma das pontas e deixar que seque ao ambiente. Os papeis preparados com o soro, se conservam bons para uso por até três semanas, depois é melhor fazer uma nova aplicação de soro.

Uma observação final.
O que fazer com o coalho?
Eu junto um pouco de sal, azeite de oliva extra virgem e cebolinhas.

 

Anúncios