Em 28/08/2010, publiquei um post com o título Papel Fotográfico Caseiro onde se mostrava como fazer uma emulsão simples de gelatina de prata (cloreto) para fazer papeis fotográficos pb.
A “receita” e o processo eram, e são, bem simples. Porém com muito espaço para experimentação e aperfeiçoamento.
Diferentemente dos produtos industriais onde a padronização é a regra imposta por conta dos custos de produção envolvidos, fazer um papel fotográfico de forma artesanal permite um grande número de variações, podendo cada praticante chegar até a ter a sua fórmula e processo pessoal.
Assim, segue outra formulação e suas etapas de elaboração.
Dissolver 6 g de gelatina em 90ml de água.
(A gelatina utilizada não foi aquela normalmente encontrada no comércio em sachets individuais. É mais fina e foi adquirida a granel em loja de temperos, condimentos, etc..)
Adicionar 2 g de cloreto de sódio e quando totalmente dissolvido, adicionar 1 ml de uma solução a 2% de iodeto de potássio.
COM LUZ DE SEGURANÇA, adicionar 10 ml de solução composta 10 ml de nitrato de prata a 15% e 2 g de ácido cítrico.
(A presença do iodeto torna a emulsão mais sensível, portanto a luz de segurança é realmente necessária.)
Banho-Maria por 30 minutos a uma temperatura entre 60 e 65ºC.
(A temperatura e o tempo são maiores do que aqueles indicados na primeira postagem. Isso, além de acelerar a formação dos haletos de prata aumentará sua sensibilidade à luz.)
5 comentários
Comments feed for this article
04/08/2020 às 15:41
Iasmin Daher
Oi Fábio, tudo bem?
E onde posso comprar estas soluções?! Nitrato de prata, iodeto de potássio…
06/08/2020 às 14:31
alternativafotografica
Boa tarde, Iasmin.
Você tem que comprar os sais e depois preparar, em casa, as soluções nas concentrações que desejar. Como, tanto o nitrato de prata, quanto o iodeto de potássio não são substâncias controladas, é fácil encontrá-los em lojas de produtos químicos. Fáceis de encontrar na internet.
17/01/2018 às 11:45
Papel Fotográfico Caseiro – Gelatina de prata ( Cloro-iodeto) | foto.art.br
[…] Source: Papel Fotográfico Caseiro – Upgrade – Gelatina de prata ( Cloro-iodeto) | Alternativa fotográf… […]
14/01/2018 às 11:07
Pedro Horta
Meu caro, Que maravilha. Interessante que há poucos dias visitei a sua postagem que agora refere. Pergunto se está emulsão é para contacto directo, com ou sem revelador ou se é apta a ampliação visto ter iodeto.
Abraço
14/01/2018 às 11:21
alternativafotografica
Salve, Pedro
É por contato e o processamento da imagem é o normal para cópias pb (revelador/interruptor/fixador). Preparei o revelador equivalente ao Kodak D-76 e usei para fixar dois banhos de hipo a 10% cada um, sendo que no segundo adicionei um pouco de alúmen(3 ou 4 g) para endurecer a gelatina.
Creio que o uso de um ampliador somente será possível quando o brometo entrar em cena.
Abraço