Na última postagem de 2016 mostrei uma cianotipia feita com com a adição de dois novos componentes na solução tradicional A+B (citrato+ferricianeto). Nada de revolucionário já que a imagem azul se forma da mesma maneira que em qualquer cianotipia, pela ação da solução na presença de radiação UV. Porém com alguma diferença em relação ao brilho e profundidade da imagem.
A idéia inicial foi adicionar alguma coisa que impedisse ou, pelo menos dificultasse, a absorção completa da solução pelas fibras do papel. Tradicionalmente isso é feito com gelatina, mas como eu queria algo um pouco mais radical resolvi usar cola PVA para selar o papel. A primeira tentativa com a cola aplicada diretamente não funcionou. Por ser muito espessa não espalhou de maneira uniforme deixando bem evidentes e em relevo as marcas do pincel usado.
A solução mais óbvia foi diluir a cola e para que isso não viesse a afetar tanto a solução, a diluição foi feita com a própria solução A+B modificada anteriormente ,e com jeitão de geléia de menta, feita ainda em outubro de 2016 onde a gelatina (6 gramas) já está incorporada.
No final das contas a “receita” ficou a seguinte: Uma colher de sobremesa de cola PVA + Duas colheres, também de sobremesa da solução. (Vai como receita de bolo porque não quis ter restos de cola nas paredes do tubo graduado de plástico.)
A exposição deve ser um pouco mais prolongada, bem como o tempo de lavagem. As imagens abaixo foram feitas a partir de negativos de papel encerado.

Tempo de exposição: 6:30 minutos, céu aberto, UV alto. Lavagem: 20 minutos iniciais, troca de água. 10 minutos com adição de 20ml de H2O2. Lavagem final, 10 minutos com água corrente.

Tempo de exposição: 6:30 minutos. Idem.

Tempo de exposição: 7 minutos. Idem, idem.
4 comentários
Comments feed for this article
26/04/2019 às 0:12
Leandro
Olá Fabio, você acha que essa formula com a cola pva pode funcionar bem na madeira ou a formula tradicional funciona melhor nesse caso? obrigado!
24/04/2019 às 12:27
Leandro
Olá Fabio, tudo bem?
Você acha que essa mistura com a cola pva pode funcionar bem na madeira? Ou seria melhor usar uma camada de seladora na madeira antes de aplicar o químico?
Obrigado!
14/05/2019 às 18:24
alternativafotografica
Oi, Leandro.
Desculpe a demora em responder. Estive um pouco atrapalhado e não pude dar muita atenção ao blog.
Essa mistura com cola pva não serve bem para ser aplicada em madeira. O processo para ciano em madeira é um pouco mais complicado do que parece.
Primeiro vc deve lixar muito bem até o ponto de não se perceber qualquer grão na peça. depois deve ser aplicado um selante para impedir o “afundamento da solução entre as fibras. A cola pva serve para isso. Novamente lixa bem fina e outra aplicação de selante.
Se te interessar, procure o Lab Clube, no Rio de Janeiro. Eles desenvolvem oficina específica sobre as várias aplicações da cianotipia.
Abraço.
17/05/2019 às 0:13
Leandro
Olá Fabio, sem problema algum!
Fiz alguns testes aqui lixando a madeira e aplicando uma fina camada de verniz tipo seladora, funcionou mas ainda preciso definir corretamente os tempos de exposição.
Uma outra coisa seu eu testei foi após a lavagem da peça e com a mesma ainda molhada, expus uma segunda vez por alguns segundos a peça ao sol, isso fez com que a imagem exposta ganhasse mais definição e contraste, peguei esta dica com algumas pessoas que fazer a cianotipia no vidro, mas como eu disse ainda preciso ajustar o tempo de exposição, que parece ser praticamente o dobro do usado no papel.
Eu conheço o Lab Clube, inclusive sempre que preciso compro os químicos que eles fornecem.
Muito obrigado pela ajuda!
Um abraço.