Depois do digital e para valorizar o trabalho e diferenciá-lo, as cópias feitas em papel fotográfico tradicional começaram a receber a denominação de “Impressão em Gelatina de Prata”, quando na verdade são somente as tradicionais cópias, feitas da mesma maneira há mais de um século. É claro que a emulsão fotossensível pode ser feita de forma artesanal, todo o trabalho de revelação e viragem pode ser realizado de maneira a criar um trabalho único e bem distinto das cópias que eram feitas em tantos laboratórios profissionais e amadores, porém no fim de tudo, a tal da gelatina de prata é aquela mesma emulsão dos papeis da finada Kodak ou Ilford, Foma, Kentemere, etc., etc..
Então, sabendo que é possível preparar a emulsão fotossensível com sais de prata na cozinha de casa, por que não tentar fazer a mesma coisa para a química da cianotipia?
O primeiro passo foi identificar qual das fórmulas para solução única melhor se adaptaria ao experiência: Solução única de C.B.Talbot ou Solução única de Fisch (BROWN, G. Ferric and Heliographic Processes, páginas 60 e 61). Depois de alguns testes, optei pela fórmula de Fisch por ser acidulada e proporcionar uma gradação tonal maior. Abaixo segue a fórmula final com as modificações que fiz, destacadas
Gelatina incolor 12g
Água 100ml
Dissolva completamente a gelatina em água morna
Citrato Férrico Amoniacal (verde) 30g
Dissolva completamente o citrato
Adicione 2 gotas de Ácido Acético glacial
Amônia 30ml
Agite algumas vezes
Ferricianeto de Potássio 15g
Adicione 2ml de dicromato de amônia a 5%
Complete com água até 200ml
Guarde na geladeira em um pote envolto em plástico preto. Para usar é só pegar a quantidade que desejar derreter em banho-maria. A gelatina de ferro usada para as impressões deste post foi feita há 6 semanas.
Uma vez derretida a gelatina, sua aplicação é feita da mesma maneira que a da solução líquida.
Exposição normal a céu aberto, sem nuvens e com índice UV alto/extremo. Apesar do UV bem alto o uso de negativos de papel encerado determinou um tempo relativamente prolongado sob o sol. Cada exposição demorou 6 minutos.
Com o uso de gelatina na solução “revelação” pode se tornar um problema por conta do descolamento de algumas partes da imagem. Isso é contornado com um banho inicial de 5 minutos em um litro de água e 20g de alumem – hidróxido de potássio-alumínio, para endurecer a gelatina. Para quem não conhece, é a tradicional pedra ume usada para ajudar a estancar sangramentos no rosto por conta de barbeiros barbeiros com a navalha.
Vale a pena ainda mencionar que pelo fato se haver a adição de ácido acético, esse primeiro banho também servirá para que seja feita uma revelação ácida da imagem que ajuda a se obter uma gradação tonal maior.
O segundo banho é o normal da cianotipia tradicional.
Outra observação feita é que pelo fato da solução formar uma camada sobre o papel e não se entranhar entre as fibras as altas luzes passam a apresentar uma tonalidade azulada e as áreas de sombra podem perder um pouco do detalhamento. Isso, caso se queira, pode ser contornado com um banho alcalino forte ( 30g de carbonato se sódio em um litro de água). As imagens abaixo mostram o antes e o depois do banho alcalino. É bom lembrar que o controle nesse banho é puramente visual e deve ser seguido por, pelo menos, 10 minutos de lavagem em água corrente.
5 comentários
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06/03/2017 às 1:27
Beatriz
Boa noite, agradeço por tanto conhecimento partilhado, admiro muito seu trabalho! Gostaria de saber se este gel de prata funciona na sensibilização de superfícies como o azulejo e o ladrilho hidráulico. Você saberia indicar alguma emulsão, caso esta não for apta para este suporte? Agradeço imensamente desde já pela atenção e ajuda. Abraços!
06/03/2017 às 1:31
Beatriz
gel de ferro, eu quis dizer. 😉
06/03/2017 às 14:15
alternativafotografica
Boa tarde, Beatriz
O problema de suportes como vidro e azulejos é que são muito “lisos” tendo que ser preparados antes da aplicação de qualquer emulsão.
Teoricamente não há nada que impeça essa aplicação, porém sugiro que você teste antes pois pode ser necessário que se aumente a quantidade de gelatina ou então ( na minha opinião, penso ser melhor) aplicar gelatina pura diretamente no azulejo, com um pouco de alumen para endurecer, e, depois, usar a emulsão.
02/01/2017 às 8:22
Iniciando 2017 | Alternativa fotográfica
[…] a cola e para que isso viesse a afetar tanto a solução, a diluição foi feita com a própria solução A+B modificada anteriormente ,e com jeitão de geléia de menta, feita ainda em outubro de 2016 onde a gelatina já está […]
17/10/2016 às 13:56
Gelatina de Ferro – Segundo teste | Alternativa fotográfica
[…] semana que passou fiz uma postagem como título ” Gelatina de Ferro”, descrevendo todo o processo, da idéia inicial até o banho final nas impressões. Hoje, […]