ATENÇÃO 1 : Selênio é veneno, tanto em sua forma sólida, quanto seus vapores. Toda a preparação da solução deve ser feita em local bem ventilado e com as devidas precauções de segurança. Se você não sabe como proceder ou, sabendo, não se sente seguro, não arrisque.

ATENÇÃO 2: Nunca use utensílios ou vasilhas de metal para preparar, armazenar ou usar qualquer solução.


Dissolva 25 g de sulfito de sódio em 100 ml de água a 52° C. Em seguida, adicione 1 g de selênio em pó e aqueça lentamente em banho-maria, até o selênio estar totalmente dissolvido. Deixe esfriar e junte 31 g de cloreto de amônia. Uma vez dissolvido adicione água a temperatura ambiente até completar o volume de 150 ml.

Observação: O selênio não é hidrossolúvel. A presença (alcalinizante) do sulfito de sódio na solução ajuda a dissolução, mas não completamente. Caso, após decorridos 30 minutos de aquecimento, o selênio ainda seja percebido na solução, filtre o líquido. Isso pode ser feito com papel filtro ou, na falta deste, filtro de papel para café.

Guarde e solução em vidro escuro.

Para usar, dilua em proporções de 1:5 até 1:9. Deixe o papel na solução de 2 a 3 minutos com agitação constante e, em seguida lave em água corrente por 20 minutos.

A solução diluída e usada se oxida rapidamente não sendo possível seu reuso após cada sessão.