No último post foi descrito o processo para se fazer um Lumen-print.
Lá, informei que,por falta de tiossulfato de sódio para fazer o meu próprio fixador, usei um fixador para filmes de raio-x de uso odontológico.
Essa informação acabou gerando algumas perguntas e então para responder a todas de uma só vez…
O composto básico de qualquer fixador usado em fotografia é o tiossulfato, tradicionalmente, de sódio, mas também o de amônea. Sua função é dissolver os haletos de prata não sensibilizados pela ação da luz tornando a imagem fotografica permanente.
Quando resolvi usar o fixador de raio-x, a primeira providência foi saber sua fórmula e pronto, lá estava o tiossulfato.
O fixador Kodak dental usa o tiossulfato de amônea que é mais rápido e pode ser usado em menores quantidades. O outro fixador que encontrei é Roentex que usa o tradicional tiossulfato de sódio. Ambos já foram testados em papeis com os mesmos resultados de qualquer outro fixador fotográfico.
5 comentários
Comments feed for this article
24/05/2017 às 20:54
Pablo Lacerda
Uma curiosidade: você também já utilizou os reveladores odontológicos para negativos?
25/05/2017 às 19:11
alternativafotografica
para filmes, não. Já usei com resultados normais em papeis. Os reveladores odontológicos são a base de metol-hidroquinona e podem ser usados em qualquer material fotográfico com base prata. Porém como são formulados para uso em filmes de raio-x, sugiro que vc faça alguns testes para determinar o tempo de revelação para filmes.
21/05/2017 às 1:17
Pablo Lacerda
Esses fixadores odontológicos possuem endurecedor? Pode ser usado em filmes?
24/05/2017 às 13:39
alternativafotografica
Olá, Pablo.
Os fixadores modernos em sua formulação já incluem compostos que atuam como endurecedores. Aqueles para uso odontológico podem ser usados sem problemas com filmes.
24/05/2017 às 19:00
Pablo Lacerda
Obrigado pelo retorno Fábio. Grande abraço!