A expressão “gaslight paper” serve como sinônimo para os papeis emulsionados com gelatina de cloreto ou cloro-brometo de prata. Quando de seu surgimento, nas duas últimas decadas do sáculo XIX, esses papeis eram “rápidos” pois podiam utilizados com a iluminação a gás da época, libertando os fotógrafos para fazer as suas cópias sem depender da luz do sol, porém não rápidos o suficiente para serem usados com ampliadores. As cópias ainda precisavam ser feitas por contato, ou seja, os negativos ainda precisavam ter as mesmas dimensões da cópia desejada.

Esse avanço porém foi logo ultrapassado com o surgimento dos papeis emulsionados com brometo de prata, muito mais velozes e por isso mesmo mais adequados ao uso com ampliadores. A expressão “gaslight” ainda foi utilizada por muito tempo, no entanto com sentido diverso do original. O que inicialmente era indicativo da rapidez, passou a indicar lentidão e seu uso ficou restrito as cópias por contato.

 

note a propaganda - "O papel com excepcional latitude"

Criado por Joseph Maria Ender, com a colaboração de G. Pizzighelli, os detalhes de sua fabricação e uso foram publicados em 1881. O curioso é que os componentes da emulsão de gelatina e cloreto de prata não são diferentes das fórmulas encontradas para a fabricação do papel salgado utilizado por Talbot e predominantes entre os anos de 1840 a 1855. A grande contribuição de Ender e Pizzighelli foi aplicar a emulsão pronta sobre o papel que servia de base ao invés de fazer com que o cloreto de prata se formasse pela reação do cloreto de sódio com o nitrato de prata dentro das fibras do papel. Além disso, e mais importante ainda, foi utilizar a combinação correta dos compostos químicos do revelador para as características específicas das emulsões de gelatina de prata.

A predominância dos papeis de gelatina de prata feita com cloreto não durou muito . Em 1893 surgiu o papel “Velox”, com gelatina de brometo de prata. Muito mais rápido e, por isso mesmo, adequado para o uso com ampliadores e negativos de tamanhos menores.