O carbonato de sódio (Na2CO3), é um dos sais mais empregados na fotografia, seja como alcalinizante geral, especialmente na preparação de reveladores para papel fotográfico, seja nas formulações de algumas viragens.

Quando uma solução fraca (aproximadamente 3%) é aplicada sobre uma impressão feita pelo processo da cianotipia, a ação alcalina do carbonato ocasionará um rebaixamento na intensidade do azul e, se não for lavado a tempo levará ao total esmaecimento da imagem.

Essa caracteristica tem bom uso na impressões superexpostas seja através de um banho completo, seja pela aplicação localizada em determinadas áreas da imagem.

O carbonato de sódio é facilmente encontrado em lojas que vendem produtos químicos, mas pode também ser preparado em casa sem qualquer dificuldade.

Submetendo o bicarbonato de sódio ( NaHCO3) a ação do calor (termólise, quebra pelo calor), este é decomposto em dióxido de carbono (CO2) gasoso, água e… carbonato de sódio.

Coloque o bicarbonato de sódio em uma panela e leve ao fogo (médio). Em pouco tempo serão notadas pequenas bolhas surgindo no pó, como se estivesse fervilhando.

Essas bolhas são o sinal de liberação do dióxido de carbono e da evaporação da água. Isso pode ser facilmente comprovado aproximando-se um fósforo aceso, que se apagará imediatamente.

Uma vez terminada a “fervura” deixe esfriar e guarde em recipiente bem vedado.

ATENÇÃO: A OBTENÇÃO DO CARBONATO DE SÓDIO POR ESTE PROCESSO É  SIMPLES, PORÉM, COMO TODO O PROCEDIMENTO QUE ENVOLVA  A MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS, DEVE SER REALIZADO COM AS PRECAUÇÕES CABÍVEIS. CASO VOCÊ NÃO SAIBA COMO OU NÃO SE SINTA SEGURO PARA FAZER , NÃO ARRISQUE.

Anúncios