Anna Atkins, botânica inglêsa e filha o cientista John George Children, foi a primeira pessoa a perceber potencial da fotografia em trabalhos cientificos.

Anna Atkins
Em 1843, utilizando o recém descoberto processo da cianotipia, publicou o primeiro livro de fotografias que se tem conhecimento. Intitulado: Photographs of British Algae: Cyanotype Impressions.

Capa do Livro
Entre o ano de seu lançamento e 1850, Anna Atkins produziu mais 12 outras partes desse trabalho totalizando mais de 350 fotogramas.
Em 1854, com a provável colaboração de uma amiga, Anne Dixon, Atkins produziu ainda outro trabalho intitulado: Cyanotypes of British and Foreign Flowering Plants and Ferns.
Apesar da simplicidade dos fotogramas usados, os trabalhos de Anna Atkins serviram para demonstrar, logo em seus primeiros tempos, que a fotografia poderia ser um excelente meio de registro e documentação cientifica, mostrando, ao mesmo tempo, as possibilidades estéticas do novo meio.
2 comentários
Comments feed for this article
15/02/2017 às 5:06
Anna Atkins e o primeiro livro fotográfico | Alberto de Sampaio
[…] Anna Atkins, Alternativa Fotografica, Foto […]
05/07/2009 às 15:57
Elimar Jacob Salzer Rodrigues
Fiquei feliz e agradecida por receber mais essa contribuição. Muito comovente pensar na sensibilidade dela e nas inúmeras tentativas que resultaram no registro que ela conseguiu fazer e que abriu portas para outros tantos que até hoje são realizados. Não sabia dessa história que tocou-me profundamente o coração.
Abraços, Elimar.