Como tudo deve ter um começo, então vamos lá!
O francês Joseph Nicéphore Niépce (1765—1833) na tentativa de encontrar um processo para fixar imagens sobre pedras litográficas terminou por criar o que pode ser considerado o primeiro processo de obtenção de imagens por intermédio da luz. Ele batizou tal processo de héliografia.

Point de vue du Gras - Primeira fotografia permenente feita por Niépce em 1826
Niépce, em 1826, após uma exposição de 8 horas, obteve o que é considerada a primeira fotografia do mundo – a imagem permanente de uma vista do quintal de sua casa em Gras. Utilizando uma câmara escura e placa de estanho recoberta com betume da judéia (material que tem a propriedade de endurecer e se tornar insolúvel sob a ação da luz) e “revelando” a imagem com uma solução de lavanda, que aplicada sobre a placa, retirava o betume não completamente endurecido.
Posteriormente, em 1829, o estanho é substituído pela prata que, submetida a vapores de iodo se tornava sensível a luz. Esse processo foi bem detalhado em contrato celebrado entre Niépce e Daguerre, que em 1831 criou o processo da daguerreotipia baseado na sensibilidade a luz do iodeto de prata formado na superfície da placa.
A primeira fotografia do mundo ainda existe e se encontra no Harry Ransom Center da Universidade do Texas, EUA.
1 comentário
Comments feed for this article
17/05/2009 às 15:57
Marcelo
É até engraçado! Adoro fotografia e vivendo na era do pragmatismo, nunca tinha parado de fato para pensar em como tudo começou. A gente sempre lembra daquelas caixas pretas com suas longas capas e das explosões fumegantes de luz (ou seria flash). Esta era minha referência de origem. Uma lembrança geramente cômica, alimentada pelo imaginário cinematográfico onde alguém sempre saía chamuscado. Mas tinha de ter havido um (e seus seguidores após) que levou isso a sério um dia para, hoje, termos a possibilidade de exercitar nossa visão criativa. É sempre bom aprender e as melhores lições são aquelas que nos fazem parar para pensar. Por isso agradeço e espero por mais.